quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ÉTICA NO MAPA DE RISCOS



ÉTICA NO MAPA DE RISCOS


O que é Mapa de Risco?

O Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos servidores: acidentes e doenças do trabalho. Tais fatores têm origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho) e a forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento, etc). O Mapa de Riscos no ambiente de trabalho é elaborado considerando os seguintes grupos de risco:

Para que serve o Mapa de Risco?

- Serve para a conscientização e informação dos trabalhadores através da fácil visualização dos riscos existentes na empresa.
- Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde do trabalho na empresa.
- Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.

Como é elaborado o Mapa de Risco?

Na elaboração do Mapa de Riscos é necessária a participação do servidor em cada local de trabalho, onde terá a oportunidade de registrar os riscos existentes e a percepção de cada um relacionada às condições de trabalho. A etapa do Mapa de riscos compreende conhecer o processo de trabalho no local analisado, identificar os riscos existentes no local analisado, identificar as medidas preventivas existentes e sua eficácia, identificar os indicadores de saúde e conhecer os levantamentos ambientais já realizados no setor.

CÓDIGO DE ÉTICA

Âmbito de Aplicação

Aplica-se a todos os colaboradores da Empresa, sem prejuízo de outras disposições legais ou regulamentares aplicáveis ou a que por inerência do exercício das funções se encontrem obrigados – aos dirigentes, quadros, colaboradores permanentes ou eventuais e a outras pessoas que lhe prestem serviço, a título permanente ou ocasional. A Empresa garante a disponibilização do Código de Ética a todos os colaboradores, bem como a existência de um canal de comunicação e de resolução de dúvidas.

Ética Princípios e valores fundamentais

Empresa e promove o respeito pela igualdade de oportunidades para todos os seus colaboradores e potenciais colaboradores. A Empresa procura garantir a salvaguarda da integridade moral dos seus colaboradores, assegurando o seu direito a condições de trabalho que respeitem a sua dignidade individual. A
Empresa condena qualquer forma de coação moral ou psicológica e comportamentos ofensivos da dignidade da pessoa humana.

Conflito de interesses

Entende-se existir conflito de interesses sempre que, no exercício da sua atividade, os colaboradores sejam chamados a intervir em processos de decisão que envolva, direta ou indiretamente, organizações com que colaborem ou tenham colaborado, ou pessoas a que estejam ou tenham estado ligados por laços de parentesco ou de coabitação.
Obrigações para com entidades de controlo externo
Empresa deve prestar às autoridades de supervisão e fiscalização toda a colaboração, abstendo-se os seus colaboradores de qualquer comportamento que possa dificultar o exercício dessas autoridades.

Ambiente e sustentabilidade

Empresa compromete-se a integrar o conceito de sustentabilidade no processo de tomada de decisão dos negócios da empresa. A Empresa e os seus colaboradores estão empenhados na atenuação dos impactos da sua atividade sobre o ambiente e na promoção da sustentabilidade em harmonia com os Princípios de Desenvolvimento Sustentável na empresa, nomeadamente: . Criação de valor; . Eficiência na utilização de recursos; . Proteção do ambiente; . Gestão do capital humano.

Desenvolvimento do capital humano

 Empresa promove o aperfeiçoamento pessoal e profissional dos seus colaboradores. Os colaboradores devem respeitar e incentivar os valores da Empresa, promovendo a cooperação e a responsabilidade individual e aceitando a diversidade. A  Empresa irá continuar a desenvolver esforços para proporcionar aos seus colaboradores elevados níveis de satisfação e realização profissional, pagando remunerações justas, proporcionando um ambiente de trabalho seguro e criando condições para o desenvolvimento da vida profissional dos seus colaboradores. Os colaboradores devem procurar desenvolver e atualizar de forma contínua os seus conhecimentos e competências e tirar aproveitamento das ações de formação proporcionadas pela empresa.

NORMAS DE CONDUTA

Transparência e integridade

Os colaboradores nunca poderão executar, em nome da  Empresa, qualquer ação que viole a legislação e os regulamentos aplicáveis à sua atividade. A  Empresa e todos os seus colaboradores devem desenvolver a sua atividade de acordo com os mais elevados padrões de integridade, honestidade e transparência. Os colaboradores devem cumprir as suas obrigações de forma profissional e responsável, procurando a excelência de desempenho, mesmo em circunstâncias difíceis. A  Empresa e todos os seus colaboradores devem aceitar explicar e explicitar com total transparência as suas decisões e comportamentos profissionais sempre que, garantidos os devidos deveres de sigilo, isso lhes seja solicitado. Os colaboradores devem atuar sempre de forma leal aos princípios e interesses da  Empresa. Os colaboradores devem comunicar todas as situações que possam gerar conflitos entre os seus interesses pessoais e o dever de lealdade para com a empresa ou outros colaboradores. Os colaboradores comprometem-se a não exercer qualquer atividade profissional externa que interfira com as suas atribuições ou com as atividades da empresa. Os colaboradores devem dar conhecimento de qualquer
Confidencialidade e segurança da informação
Os colaboradores devem garantir a confidencialidade sobre os assuntos da empresa, sobre o relacionamento com empresas participadas diretamente ou indiretamente a empresa , bem como com fornecedores, prestadores de serviço e clientes. A informação a que tenham acesso deve ser utilizada apenas no interesse da própria empresa ou quando expressamente autorizados por ela.

Transações particulares no âmbito da Empresa

Os colaboradores não podem negociar nem efetuar quaisquer acordos, relativamente a preços ou condições de fornecimento nas aquisições de bens e serviços à  Empresa ou empresas por ela dominadas. Os colaboradores não podem transacionar valores mobiliários de empresas  Empresa, de parceiros estratégicos ou de empresas envolvidas em transações ou relações com a empresa  que constituam ou possam vir a constituir fatos relevantes.

Proibição de práticas de corrupção e suborno

 Empresa e os seus colaboradores darão o devido conhecimento da existência de qualquer prática ou tentativa de prática de corrupção ou suborno. A Empresa e os seus colaboradores recusarão quaisquer ofertas, para si ou para terceiros, que possam ser consideradas ou interpretadas como uma tentativa de influenciar a empresa ou o colaborador.

Relações com fornecedores, prestadores de serviço e clientes

 Empresa promoverá junto dos seus fornecedores e prestadores de serviços a observância de um comportamento baseado nas boas práticas existentes a nível do sector empresarial do Estado e respeitando os regulamentos internos que regem as aquisições de bens e serviços. A  Empresa promoverá a correção, a urbanidade, à afabilidade, o brio profissional e um tratamento baseado nos princípios de justiça e igualdade nas relações com fornecedores, prestadores de serviço e clientes. A Empresa não manterá relacionamentos com fornecedores, prestadores de bens e serviços e clientes que não estejam alinhados com o espírito deste Código de Ética.

Uso e proteção do patrimônio da empresa

Os colaboradores deverão proteger o patrimônio da empresa, utilizando-o apenas na execução das suas atividades e na condução dos negócios sociais da Empresa, assegurando o seu uso eficiente.

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