sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

COMUNICAÇÃO em Segurança no Trabalho e Qualidade de Vida

Segurança começa de cima...




A palestra "Comunicação em Segurança no Trabalho e Qualidade de Vida" irá estimular diretores, gerentes, coordenadores, supervisores e líderes a criarem uma comunicação mais fluida, clara e objetiva da importância da segurança no trabalho para seus liderados. Esta palestra mostra a responsabilidade que os líderes têm de desenvolverem uma boa comunicação de segurança que motive seus colegas a enxergarem as vantagens de uma atitude segura para sua saúde, integridade física, família e até para o crescimento do profissional.
Quando uma empresa pode crescer com segurança? Quando seus líderes sabem conscientizar sua equipe de que segurança e qualidade de vida são hoje diferenciais competitivos, tanto para o profissional, como para a empresa onde atua.


Hoje grande parte dos problemas de qualidade, segurança, saúde e meio-ambiente nas empresas não estão na falta de normas, procedimentos ou regras claras, nem na falta de equipamentos de proteção individual ou de dispositivos que permitam um ambiente de trabalho mais seguro, mas na falta de comunicação e conscientização.


Se o exemplo e a comunicação de segurança não vêm de cima, as pessoas acabam acatando as informações padronizadas de políticas e procedimentos de forma mecânica, sem muitas vezes entenderem o real valor daquilo. Quando o trabalhador não consegue perceber claramente o quanto ganha com a prática da segurança, acaba adotando os procedimentos tão somente como normas obrigatórias e deixando-os de lado sempre que percebe que não há uma vigilância ou cobrança.


A comunicação em segurança — como acontece com outros aspectos da comunicação — é um ato de ajuda, a provisão de um benefício que levará meu colaborador a compreender melhor seu papel na equipe e na empresa, tornando-se motivado e se transformando também em instrumento de motivação daqueles que o cercam.


Esta palestra tem por objetivo ajudar os líderes a comunicarem melhor o valor da segurança para o trabalhador, e em como uma atitude segura pode trazer um incremento real à sua saúde, qualidade de vida e até mesmo no desenvolvimento de sua carreira. Diretores, gerentes, coordenadores e supervisores aprenderão a comunicar aos seus liderados as vantagens de se adotar uma postura condizente com os investimentos que a empresa faz em segurança, qualidade de vida e crescimento profissional, ações essas que levam ao sucesso corporativo e de atuação da empresa na sociedade como entidade ética e responsável.


Objetivos


  • Identificar a melhor forma de comunicação com os membros da equipe
  • Entender o comportamento humano, suas necessidades e expectativas
  • Estimular o pensamento investigativo e criativo nos relacionamentos
  • Criar líderes que liderem pelo exemplo
  • Assumir a posição de um permanente aprendiz
  • Saber somar seu talento aos da equipe
  • Assumir a posição de líder e agente de mudanças, e não de mero seguidor
Metodologia


Com grande poder de motivação e persuasão, a experiência do palestrante concede a flexibilidade necessária a uma rápida adequação ao nível de compreensão do público. Nas apresentações, são inseridos casos e histórias reais já consagradas em suas crônicas e livros, enriquecendo a exposição e estimulando os presentes. São utilizados conceitos de motivação pessoal para o profissional valorizar sua carreira e investir sua criatividade, talento e competência na empresa que representa, buscando garantir maior qualidade de vida e o futuro de sua profissão.


Tópicos


·         Descobrindo a importância da comunicação em segurança
·         O processo de percepção
·         A importância do pensamento criativo e da intuição na comunicação
·         Obtendo dados: Aprendendo a escutar e a enxergar
·         Respeito, transparência e agilidade
·         Criando empatia e comunicabilidade
·         Hierarquia das necessidades, desejos e expectativas
·         O poder da palavra
·         A mensagem da segurança:
    • O perigo do excesso de autoconfiança
    • Trabalhando para o cliente, o verdadeiro patrão
    • De empregado a investidor: mudança que agrega valor
    • Capital social e influência na qualidade de vida de outros
    • Responsabilidade e comprometimento no trabalho
    • Flexibilidade e pro atividade para conquistar resultados
    • Ética e consciência profissional para com a própria segurança
    • Segurança como atitude e prática de vida
    • Orgulho humano e autossuficiência na causa de acidentes
    • Entendendo o estresse e suas reações físicas e psicológicas
    • A segurança e qualidade de vida como lição de casa
    • Qualificação profissional e atitude
    • A busca da satisfação imediata como causa de acidentes
    • Entendendo seu lugar e sua importância na empresa
    • Investindo em atitudes seguras para crescer profissionalmente
    • A responsabilidade para com os colegas, a família e a sociedade
    • Consciência e senso de observação na detecção de riscos
    • Encarando o trabalho como fonte de prazer e crescimento

Enquanto a maioria dos temas relacionados à segurança no trabalho limita-se a aspectos importantes como saúde e integridade do trabalhador, este tema vai além, procurando mostrar que a falta de uma boa comunicação de segurança, e por conseguinte um maior índice de acidentes, influi na qualidade e preço do produto ou serviço, comprometendo a competitividade e o crescimento da empresa. O resultado disso atinge também o bolso do colaborador, reduzindo as oportunidades e possibilidade de crescimento em sua carreira.

Fonte:http://www.palestrante-mariopersona.com/2012/10/comunicacao-em-seguranca-no-trabalho-e.html

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